Foto: Ronaldo Barreto/Arquivo

O Secretário de Segurança de Santos (SP), Sérgio Del Bel Júnior, afirmou que, caso os índices da pandemia do coronavírus voltem a crescer, a pasta pode fechar novamente o acesso às praias em janeiro, além de adotar outras restrições.

Apesar de concordar que as medidas são ‘antipáticas’ e ‘drásticas’ perante a população, restrições do tipo são “absolutamente necessárias para proteger a saúde da população, tanto dos moradores, quanto dos turistas” que visitam o município, diz o secretário.

“Então a gente espera que, passado esse pico dos dias 31 e 1º, não necessite retomar essas medidas […]. Mas tem um detalhe: se for necessário, a gente não vai hesitar em repetir isso”, enfatiza o secretário.

Ele diz, ainda, que as medidas são lideradas pelo prefeito. “Sempre calcadas, principalmente, nos números de internações, na velocidade de contágio das pessoas e também no número de pessoas que vêm à óbito nessas internações. É um conjunto de fatores”.

Del Bel ficou conhecido nacionalmente quando o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Eduardo Siqueira, foi flagrado humilhando um guarda civil municipal após ser multado por não utilizar máscara enquanto caminhava na praia.

O desembargador, sem saber que era filmado, afirmou que ia ligar para o Del Bel. O secretário, no entanto, assegurou o suporte aos GCMs envolvidos na ação. “Assim que desliguei o telefone com ele [desembargador], liguei para o comandante da GCM e pedi para que eles fossem parabenizados pelo desempenho na abordagem. Em três minutos, eles já haviam tido meu retorno”, contou.

Com informações do G1