Reprodução

A Prefeitura de Cubatão recebeu nesta quarta-feira a doação de um contêiner frigorífico, que ficará instalado junto ao Pronto Socorro Central. O equipamento, de caráter preventivo, tem a função de necrotério e poderá ser usado futuramente caso a situação da pandemia de Covid-19 se agrave e o número de óbitos cresça rapidamente. Na lista de despesas com a pandemia enviada à Câmara Municipal constava o aluguel de dois contêineres deste tipo.

A implantação do necrotério está prevista no Plano de Contingência de Cubatão estabelecido em março pelo Comitê Municipal Estratégico Covid-19 e tem como objetivo servir de apoio à estrutura que já existe no Hospital Municipal de Cubatão. A medida busca dar resposta ao momento delicado que este período desafiador requer, tratando com muito respeito e dignidade aqueles que perderem a vida para o coronavírus.

Com a doação, realizada pela empresa HighFlex a partir da mobilização de estudantes do curso de Medicina do campus de Cubatão da Faculdade São Judas Tadeu, os recursos públicos que seriam utilizados na aquisição do equipamento serão aplicados em outras ações de combate à pandemia.

Maio
No último dia 18, o presidente da Câmara Municipal de Cubatão Fabio Roxinho recebeu o ofício 152/2020, da Prefeitura da Cidade, com todas as despesas e gastos da Administração Municipal no combate à pandemia do coronavírus. Dentre os produtos e insumos listados, dois chamaram a atenção: dois contêineres-necrotério, ou seja, locais para abrigar pessoas vitimadas pela doença no Município. É a primeira cidade da região a contratar esse serviço. 

No ofício, a Prefeitura informou que no processo 3688/2020 consta a despesa de R$ 187 mil para aluguel de dois contêineres-necrotério para a Cidade.