Foto: Cynthia Rocha/Secom/PMSV/Arquivo

Sete capitais brasileiras tiveram de paralisar a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19. O motivo foi falta dos imunizantes nos estoques. São elas: Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Salvador (BA), João Pessoa (PB) e Belém (PA). A situação pode provocar atraso no planejamento de vacinação.

O município do Rio de Janeiro deve ficar sem vacinação até quinta-feira (29), quando o Ministério da Saúde encaminhará novas doses, de acordo com reportagem da Folha de S.Paulo.

Em João Pessoa, na Paraíba, só há imunização da segunda dose da AstraZeneca e da CoronaVac. A vacinação de primeira dose foi suspensa no sábado (24).

Em Salvador, não há imunizantes para a primeira dose desde sábado (24). A capital baiana aguarda por nova remessa pelo Ministério da Saúde. A segunda dose segue sendo aplicada.

O panorama se repetiu em Vitória, no Espírito Santo, que também está sem estoque de vacinas para primeira dose e está aplicando apenas a segunda.

Em Belém, no Pará, a vacinação foi suspensa no sábado (24) e domingo (25). O município também está espera novas remessas. 

Sem previsão

Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, deixou de aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid já na quinta-feira (22). Conforme a prefeitura, apesar do anúncio de nova distribuição de vacinas pelo Ministério da Saúde, não há previsão para retomada do atendimento.

Florianópolis, em Santa Catarina, suspendeu a vacinação por idades na sexta-feira (23). Não há previsão para retomada do serviço, de acordo com a prefeitura.