O navio Costa Diadema (Foto: Marcelo Martins/PMS)

A presidenta da Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Santos, Telma de Souza (PT), cobrou do secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, a implantação de um plano sanitário para a chegada de cruzeiros no Porto de Santos.

O objetivo é evitar o aumento de casos de Covid-19 na Baixada Santista. No último final de semana foram confirmados 32 infectados pelo coronavírus entre os passageiros de dois navios que aportaram no cais: o Costa Diadema e o MSC Splendida.

“São precisos planejamento e atitude para evitar um agravamento da pandemia na temporada, quando o fluxo de pessoas aumenta muito e todo cuidado é pouco para evitar superlotação nos hospitais e casos mais graves da Covid-19”, argumentou a vereadora.

Telma também solicitou a melhoria do atendimento à população no ginásio M. Nascimento Junior, na Zona Noroeste de Santos, onde foi instalado espaço de triagem de pacientes com sintomas gripais. No local, a espera tem sido marcada por longas filas, com doentes aguardando em pé e até na chuva.

“A desorganização na saúde de Santos prejudica a qualidade do serviço oferecido. A espera no M. Nascimento Junior está uma bagunça e é um desrespeito com quem já está sofrendo pelos sintomas da doença”, acrescentou.

Necessidade da vacinação em crianças

Nesta semana, Telma já havia pedido que a Secretaria de Saúde se comprometesse com a imunização das crianças contra a Covid, sem a necessidade de atestado ou de termo de consentimento.

A medida contraria a condição imposta pelo governo de Jair Bolsonaro, que está, nitidamente, boicotando a vacinação na faixa etária entre 5 e 11 anos, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).