O Costa Fascinosa tem um acréscimo de cinco tripulantes com suspeita de coronavírus- Foto: Ronaldo Barreto

O número de casos suspeitos de Covid-19 a bordo do navio Costa Fascinosa chegaram a 40 nesta segunda-feira. Os casos mais recentes surgiram no domingo (5/4), com dois novos suspeitos.

Com isso a contagem de 14 dias para a quarentena no navio recomeçou e segue até o dia 19 de abril.

O navio também vai receber num novo médico que deve embarcar até esta quarta-feira. Isso porque um dos médicos no navio precisou ser desembarcado no sábado (4/4) à noite após um ma- estar. Ainda não há diagnóstico conclusivo para o médico, mas a suspeita é de Covid-19.

Com um novo médico, a equipe de bordo do navio voltará a ter quatro enfermeiros e dois médicos para fazer os atendimentos dos tripulantes.

Histórico

No domingo, a Agência autorizou o desembarque de 75 brasileiros que trabalhavam a bordo do navio atracado no Porto de Santos. A operação começou às 9 horas de domingo e foi toda monitorada pela equipe da Anvisa em Santos/SP.

A análise epidemiológica e as medidas de isolamento a bordo mostram que neste momento é mais seguro retirar da embarcação as pessoas saudáveis. Com isso será possível reduzir as possibilidades de transmissão a bordo da embarcação e fazer com que as pessoas cumpram o isolamento em casa.

Os tripulantes foram monitorados nos últimos dias. Além disso, todos passaram por análise clínica e fizeram teste para Covid-19 para poder desembarcar de forma segura.

Ao todo foram aplicados 75 kits de testagem rápida nos tripulantes e nenhum apresentou sintomas da doença. Os testes são de uso profissional e exigem conhecimentos na área de saúde para serem interpretados.

O Costa Fascionosa permanece com 679 tripulantes a bordo. Antes do desembarque de domingo, 9 tripulantes haviam saído do navio para atendimento de emergência e um médico da embarcação também precisou deixar o navio com suspeitas de infarto na noite de sábado (4/4).

Stolt Larix

O tripulante do petroleiro Stolt Larix, que foi desembarcado em Santos e encaminhado para a Beneficência Portuguesa, deu negativo para Covid-19 e com isso a embarcação não está em quarentena, podendo atracar no Porto de Santos.