Foto: Divulgação

O navio Costa Fascinosa deve desatracar do Porto de Santos nesta quarta-feira (15/4) para realizar o descarte de efluentes do navio e fazer a captação de água. 

A captação de água em alto mar serve para alimentar o sistema próprio do navio. A embarcação tem capacidade de produzir sua água de consumo a partir da água do mar e não depende do embarque de água potável do Porto. 

Os navios seguem as orientações da Convenção MARPOL (Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios), pelas quais os resíduos gerados a bordo dos navios são manipulados por meio de processos e tecnologias que permitem a coleta, o armazenamento e o posterior descarte em terra de maneira apropriada.

O esgoto e os resíduos são coletados e processados por meio de um sistema avançado de Purificação Biológica e Sanitária de Água e Resíduos, que ocorre por aplicação intensa de luz ultravioleta, e o efluente tratado é mantido em tanques. Tais procedimentos são rigorosamente controlados pela Anvisa.

Além disso, todos os navios possuem sistemas complexos de tratamento de água, descarte e reciclagem de lixo, tratamento de efluentes, segurança ambiental, além de sistemas eficazes de controle alimentar e certificações que atestam sua qualidade

Após a realização destes procedimento o Costa Fascinosa deve voltar a atracar no Porto de Santo no dia 18/4, sábado. 

Os números de terça-feira (14/4) mostram que não houve alteração nos casos de Covid-19 a bordo. A embarcação continua com 26 casos, desde o domingo (12/4). 

Dos casos a bordo, 19 foram confirmados por testes rápidos no sábado (11/4), outros seis são considerados suspeitos pelos sintomas apresentados, além de um indiano que havia sido testado positivo em uma inspeção anterior da Anvisa na embarcação, totalizando os 26 casos no momento. 

O último suspeito novo surgiu no domingo (12/4), com isso o prazo de 14 dias de quarentena recomeçou e vai até o dia 26 de abril. 

Não há outros navios no Porto de Santos com casos suspeitos de Covid-19. 

Números 

  • O navio chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março.  
  • Em 19 de março a embarcação foi colocada em quarentena.  
  • 10 pessoas foram desembarcadas para atendimento de emergência. O último caso aconteceu no sábado (4/4).   
  • 75 tripulantes brasileiros deixaram a embarcação no domingo (5/4).   
  • 227 tripulantes filipinos deixaram a embarcação no sábado (11/4) para retorno ao seu país por voo fretado.  
  • O navio tem no momento 452 tripulantes.