Os 277 tripulantes filipinos foram levados de ônibus fretados até o Aeroporto de Guarulhos- Foto: Ronaldo Barreto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou o desembarque de 227 tripulantes filipinos do navio Costa Fascinosa no sábado, no Porto de Santos, e descobriu que já são 58 suspeitos de coronavírus dentro da embarcação. O acréscimo aconteceu depois da realização de testes rápidos feitos nos 248 asiáticos que iriam embora para seu país. Servidores da Anvisa monitoraram a avaliação clínica de todos os tripulantes. Só os trabalhadores saudáveis saíram do cruzeiro.

Os testes foram adquiridos pela empresa do navio que conta com uma equipe médica a bordo de quatro enfermeiros e dois médicos.

O retorno para as Filipinas foi feito em voo fretado pela empresa responsável pelo navio na noite de sábado (11/4).Os tripulantes foram levados de ônibus até o Aeroporto de Guarulhos.

De acordo com a Anvisa, a análise epidemiológica e as medidas de isolamento a bordo mostraram que é mais seguro retirar da embarcação as pessoas saudáveis. Com isso será possível reduzir as possibilidades de transmissão a bordo da embarcação e levar de volta os tripulantes para o país de origem.

O navio Costa Fascinosa está em quarentena desde o dia 19 de março e seus tripulantes estão em isolamento a bordo durante todo este período. A embarcação chegou a Santos no dia 17 de março depois do encerramento das viagens de cruzeiro no Brasil por conta da pandemia de Covid-19.