Costa Fascinosa - Foto: Ronaldo Barreto

O navio Costa Fascinosa desembarca nesta terça-feira (28/4) 32 tripulantes. Este é a primeira saída desde que o navio deixou a quarentena, que vigorou até o domingo (26/4).

O primeiro grupo com quatro tripulantes deixou a embarcação no final da manhã com destino à Europa. Os quatro tripulantes têm com destino final a França, Grã Bretanha, Espanha e Romênia.

O segundo grupo de tripulantes é composto por 28 pessoas, sendo 27 indonésios e um italiano. Este segundo grupo deixa o navio por volta de 20 horas desta terça, 28/4. O voo deste segundo grupo parte de Guarulhos na madrugada de quarta-feira (29/4).

Antes do desembarque os tripulantes passam por uma última avaliação clínica para checar a presença de sintomas de Covid-19 como febre e tosse.

Os desembarques do navio vão acontecer de acordo com a programação da empresa marítima que indicou a intenção de retirar 230 tripulantes para fazer o processo de repatriação ao país de origem.

O Costa Fascinosa tem hoje 448 tripulantes a bordo, já considerando os quatro desembarque de terça-feira (28/4). Caso a empresa faça a repatriação de 230 pessosa, ainda permanecerão a bordo 222 tripulantes.

A decisão de manter os tripulantes a bordo, fazer a repatriação ou deixar o Porto de Santos com o restante da tripualção é da empresa marítima, já que o navio está desimpedido. Neste momento não há previsão para que o navio deixe o litoral brasileiro.

O agendamento ou fretamento de voos, assim como a logística de transporte para o aeroporto, é de responsabilidade da empresa marítima.

  • Números:
  • O navio chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março.  
  • Em 19 de março a embarcação foi colocada em quarentena.  
  • 10 pessoas foram desembarcadas para atendimento de emergência. O último desembarque por emergência aconteceu no sábado (4/4). 
  • 30 tripulantes tiveram teste positivo para Covid-19, sendo 20 por meio de teste rápido a bordo da embarcação. Os outros 10 foram os que desembarcaram e também testaram positivo. 
  • 3 pessoas que desembarcaram para atendimento hospitalar vierem a óbito 
  • 75 tripulantes brasileiros deixaram a embarcação no início de abril, dia (5/4).   
  • 227 tripulantes filipinos deixaram a embarcação no sábado (11/4) para retorno ao seu país por voo fretado.  
  • O navio tem no momento 420 tripulantes, já contando os 32 desembarques previstos para esta terça-feira (28/4). 

Matéria atualizada às 16h32 de 28/04