Foto: Reprodução

Depois de desembarcar sete tripulantes com suspeita do novo coronavírus, o navio Costa Fascinosa, com um total de 35 pessoas que apresentam sintomas semelhantes aos da doença, atracou no Porto de Santos neste sábado (28).

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a embarcação ficará em quarentena, com acesso restrito às equipes de Saúde.

Segundo a Anvisa, no total, são 757 tripulantes ainda a bordo. Por intermédio de nota, a Santos Port Authority (SPA) informa que, por solicitação da Anvisa, acionou o Plano de Contingência do Porto de Santos (PCPS) para atracação do navio de passageiros Costa Fascinosa.

“A medida visa congregar os diversos planos de emergência existentes no complexo portuário santista, fortalecendo a comunicação entre as autoridades intervenientes e auxiliando no planejamento e adoção das ações necessárias para uma gestão eficiente durante incidentes e acidentes que possam impactar total ou parcialmente as operações do Porto Organizado de Santos”, diz a nota.

A Guarda Portuária isolou o local de atração do navio para impedir o acesso de pessoas não autorizadas e facilitar a circulação das equipes de Saúde.

Melhores condições

A Santos Port Authority informou que a atracação ocorreu no terminal de passageiros Concais, pois o local tem melhores condições para atendimento ao número de pessoas.

Conforme a agência reguladora, com as novas suspeitas será necessário aguardar os resultados laboratoriais dos tripulantes desembarcados para decidir sobre uma possível prorrogação da quarentena.