Pessoas usam máscara de proteção contra - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), 66% dos brasileiros diz ter medo de conviver com pessoas que não tomaram nenhuma das doses da vacina contra a Covid-19.

O levantamento apontou também que 65% dos brasileiros querem que os estabelecimentos comerciais exijam o comprovante de vacinação como condição para os clientes entrarem nos mesmos. Apenas 22% são contra essa prática.

Fiscalização baixa

Apenas 18% dos entrevistados, no entanto, disseram que tiveram de comprovar que estavam imunizados em algum dos lugares que frequentou nos últimos três meses.

Uso de máscaras e locais públicos

Entre os que não tomaram nenhuma dose de vacina, apenas 39% tem algum receio de frequentar locais públicos.

Já quanto a obrigatoriedade do uso das máscaras, 49% da população se manifestou contra a queda da exigência do uso do equipamento de proteção e 39% foram favoráveis às medidas que tornam o uso de máscaras facultativo.

Dez por cento não são nem a favor nem contra e 2% não sabem responder.

Os não vacinados são os mais favoráveis ao fim da obrigatoriedade de máscaras. Entre eles, o percentual é de 50% contra 38% daqueles que estão totalmente imunizados.

O levantamento foi feito com base 2.016 entrevistas, nas 27 unidades da federação, entre os dias 18 e 23 de novembro. A margem de erro no total da amostra é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Com informações da coluna de Carla Araújo