Paulo Alexandre Barbosa - Foto: Reprodução

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que também preside o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), anunciou, nesta terça-feira (19), que a região não vai antecipar nenhum feriado. A decisão foi tomada após reunião do órgão com os demais prefeitos das nove cidades, por videoconferência.

“É da capital. Não vamos aplicar. No que compete às cidades da Baixada Santista, nós não iremos antecipar os feriados. Rotina normal aqui na região”, informou o tucano.

Barbosa e os prefeitos das demais cidades da região, aguardam uma definição por parte do governo do estado a respeito de possíveis medidas restritivas em relação a bloqueios feitos pelas Polícias Rodoviária e Militar.

Bloqueios sanitários

“Vamos fazer bloqueios sanitários em todas as cidades da Baixada. Nos feriados de Páscoa e de 1º de Maio, não tivemos operação feita pelo estado e, agora, o compromisso do estado é de realizar para que o bloqueio possa ser mais efetivo”, acrescentou.

O prefeito disse, ainda, que houve aumento de pessoas em contato com o novo coronavírus, fato detectado na segunda etapa do estudo epidemiológico realizado na região: de 1,4% para 2,2% da população. “Isso significa que a gente tem, em média, mais de 40 mil pessoas em contato com o vírus e, portanto, imunizadas e aptas a retomar suas atividades”, acrescentou.

Nesta segunda etapa do levantamento, realizada entre os dias 13 e 15 deste mês, foram 2.436 testes realizados, sendo 54 positivos. Ou seja, 2,2% da população da região com anticorpos (40.608 habitantes) – 1 infectado a cada 45 habitantes da Baixada Santista.

Assista à coletiva do prefeito de Santos:

https://www.facebook.com/pauloalexandrebarbosapsdb/videos/703861176823974/