Foto: Divulgação/Riviera de São Lourenço

Em tempos de pandemia de coronavírus qualquer congestionamento vira motivo de preocupação, principalmente às vésperas de um feriadão. Isso foi o que se notou na noite de quinta-feira, na entrada da Riviera de São Lourenço, em Bertioga. A intensa movimentação foi registrada em vídeo. a explicação foi justamente um bloqueio realizado pela Prefeitura do Município para orientação sobre a Covid-19. Até o dia 30, havia sete casos confirmados; uma morte; 13 suspeitos e 89 pessoas com solicitação de exames na Cidade.

A Riviera é quase uma cidade dentro de Bertioga e seus imóveis são frequentados por grande parte de turistas vindo da Capital e outras regiões do Estado de São Paulo. Veja o vídeo abaixo:

https://www.facebook.com/100012970363848/posts/921522234956780/

São mais de 11 mil unidades habitacionais, distribuídas entre 2 mil casas e 200 edifícios entre seis e dez pavimentos, um segmento do Riviera Shopping Center em funcionamento com 50 lojas, escolas, consultórios médico e dentário, uma completa infraestrutura de saneamento básico, além da Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço, entidade sem fins lucrativos que, com mais de 500 funcionários, representa a maior empresa do município de Bertioga. É um bairro aberto e 100% planejado, integrado à malha viária do Município de Bertioga, a apenas 120 km da Capital do Estado de São Paulo. Trata-se de um projeto de loteamento aprovado em 1979 e em execução há 33 anos. Situada no Km 212 da Rodovia Rio-Santos, o projeto compreende uma área total de 8.849.164,64m².

Diante da repercussão sobre os riscos de contaminação, a assessoria de imprensa do condomínio foi questionada e se pronunciou em nota.

“Com relação ao questionamento registrado na entrada de Riviera de São Lourenço, a Assessoria de Imprensa esclarece que Riviera de São Lourenço é um bairro planejado, não um condomínio, e por isso existe livre acesso e livre circulação no local, tanto de moradores quanto de turistas.

O controle, fiscalização de vias e eventuais bloqueios são responsabilidade da Prefeitura de Bertioga, por meio de seus órgãos de fiscalização.

Na noite do dia 30 de abril, a Prefeitura Municipal realizou uma ação na entrada do bairro, o que causou um congestionamento por cerca de 1h, com o objetivo de esclarecer os residentes e visitantes das medidas de controle à pandemia.

O empreendimento segue todas as determinações feitas pelos governos municipal e estadual, assim como as orientações dos órgãos de saúde do Brasil e internacionais, mantendo colaboradores e residentes informados sobre como se proteger da pandemia de Covid-19.

Reforçamos nosso compromisso de zelar pela saúde de nossos colaboradores e da sociedade, cumprindo todas as determinações governamentais e dos órgãos de saúde.”

Sem autonomia
A Prefeitura de Bertioga informou que não possui autonomia para realizar controle de acesso na Rio-Santos e Mogi-Bertioga, por se tratarem de rodovias estaduais. O Município obteve uma liminar do Poder Judiciário para a realização da ação nestes locais, porém a mesma foi revogada por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Por esta razão, o controle de acesso ocorre em locais e horários estratégicos, nas principais entradas da Cidade, onde há maior fluxo de turistas: Entrada da Cidade, Centro, Indaiá, Jardim Rio da Praia e Riviera.

Com relação à Riviera, a Prefeitura contou com apoio da Sobloco, que auxilia na conscientização da população e controle de acesso às praias.

A fila de veículos que se formou na entrada da Riviera na noite desta quinta-feira (30) foi justamente em razão da realização do controle de acesso.

Lembrando que a fiscalização do controle de acesso de veículos ao Município, teve início nesta sexta-feira (1º), feriado nacional do Dia do Trabalho, e segue durante todo o final de semana.

Durante as ações, são feitas abordagens para orientar e conscientizar a população sobre a Covid-19.

A assessoria lembrou ainda que a Guarda Civil Municipal e o Departamento de Trânsito e Transportes, com apoio da Polícia Militar, verificam a necessidade de deslocamento dos automóveis e pedestres, além de aferir a temperatura dos ocupantes dos veículos.

A entrada na Cidade é priorizada aos moradores, profissionais da área pública, transporte de cargas e trabalhadores de serviços essenciais. As pessoas que estão apenas a passeio são orientadas a retornar a cidade de origem.

O descumprimento das medidas está sujeito a sanções administrativas e penais previstas na legislação vigente. A fiscalização é feita pela Guarda Civil Municipal, DOA (Departamento de Operações Ambientais e diretorias de Defesa Civil e Trânsito e Transportes com apoio da Polícia Militar.