Foto: Anderson Bianchi/PMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Santos criou um Comitê Técnico de investigação para apurar as mortes provocadas pela Covid-19 na cidade. A portaria foi assinada pelo secretário Fábio Ferraz e já está em vigor.

O Comitê, vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde, terá a missão de obter informações técnicas domiciliares, hospitalares e laboratoriais sobre as mortes de Covid-19 nos moradores de Santos; elucidar circunstâncias da ocorrência dos óbitos de Covid-19 na cidade.

E mais: identificar e propor medidas de melhoria da qualidade da assistência para pacientes com suspeitas da doença; analisar as vítimas fatais suspeitas ou confirmadas, segundo a possibilidade de sua prevenção; contribuir para a melhoria da informação em saúde, com a correção das estatísticas oficiais e a qualificação da informação registrada na declaração de óbito; além de encaminhar para os órgãos oficiais, as declarações de mortes com as correções necessárias.

O Comitê é formado por Claudia Sffeir de Oliveira Meurer, Josiane Quintiliano Xavier de Castro, Marcos Montani Caseiro, Juliana Braghetto, Maria Isa Pereira de Souza, Rosana Aparecida Gonçalves Ambrózio, Ana Paula Nunes Viveiros Valeiras, Carolina Ozawa, Alex Charleaux Amorim, Márcia Valadão Albernaz e Gardênia Maria Silva de Andrade.