Foto: Reprodução

O início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil foi só um sopro de esperança. Por aqui, a pandemia do novo coronavírus segue em expansão, com cada pessoa infectada transmitindo a doença para mais de uma pessoa. É o que indica a taxa de transmissão (Rt) do Sars-Cov-2, que ficou em 1,20 no país ficou de acordo com os cálculos feitos pelo Imperial College de Londres e divulgado nesta terça-feira (19).  

O número significa que cada 100 pessoas infectadas com Covid-19 a transmitem para outras 120. Ou seja, cada paciente passa a doença para mais de uma pessoa, o que aumenta a propagação do vírus. Taxas acima de 1 indicam que a epidemia está em descontrole.

Com base nas notificações de casos e óbitos de cada país, os pesquisadores do Imperial College calculam um intervalo em que a taxa de transmissão do Sars-Cov-2 pode variar na próxima semana. Para o Brasil, ele ficou entre 0,87 e 1,27. Ou seja, ao observar os dados de evolução de casos no país, os estudiosos avaliaram que a pandemia tende a continuar em expansão por aqui.

Na semana encerrada na segunda-feira (18), o instituto contabilizou 6.786 óbitos devido à Covid-19 no Brasil. É mais do que o que foi registrado nos sete dias anteriores, quando o número de vidas perdidas tinha ficado em 6.049. Para essa próxima semana, os pesquisadores estimam que o número vá chegar a 8.510, podendo variar de 6.500 a 9.670.