Foto: Divulgação/PMS

Para enfrentar o aumento do número de casos da Covid-19 na Baixada Santista, a prefeitura de Santos decidiu que as três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade voltarão a manter centros de triagem para a doença em suas áreas externas. A medida começa a funcionar na sexta-feira (27).

As tendas terão equipes médicas e de enfermagem. De acordo com a prefeitura, os pacientes terão a temperatura aferida na entrada. Os que apresentarem sintomas da Covid, entre o terceiro e o sétimo dias do início, farão coleta para o teste RT-PCR. 

A UPA Central registra o maior número de atendimentos. Em outubro, 60 pacientes que apresentavam sintomas de Covid-19 procuravam a unidade por dia. Este mês, a média diária passou para 100 pacientes, o que representa aumento de 66%.

“Tendo em vista o aumento do número de casos, vamos retomar os centros de triagem, garantindo atendimento mais rápido e eficiente aos pacientes com Covid”, anunciou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), em sua live de domingo (22).

Locais

Os centros de triagem funcionarão 24 horas em frente às UPAs Central (Rua Joaquim Távora, 260, Vila Mathias), Zona Noroeste (Av. Jovino de Melo, 927, Areia Branca) e Zona Leste (Praça Visconde de Ouro Preto s/n°, Estuário).

Os centros de triagem nas áreas externas das UPAs de Santos mantiveram atividades por quatro meses, entre 10 de abril e 13 de agosto, e realizou 27.888 atendimentos. 

Durante a live, o tucano informou, também, que convocará reunião, nesta semana, com os outros prefeitos da Baixada Santista, com o objetivo de adotar novas medidas conjuntas para tentar controlar o avanço do coronavírus na região.