Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará/Fotos Públicas

A partir desta quinta-feira (27) a cidade de Ribeirão Preto (PS) entra em lockdown. A decisão foi anunciada pelo prefeito da cidade Duarte Nogueira (PSDB) em coletiva de imprensa nesta segunda (25). A cidade está com 96,1% dos leitos de UTI ocupados, o que é considerado um nível muito grave.

Com isso, ficam proibidos de funcionar: supermercado, o transporte público, escolas, universidades e cursos técnicos, salão de beleza, pet shops e reuniões de pessoas ao ar livre.

Em seu pronunciamento, o prefeito afirmou que as medidas são necessárias para preservar a vida. “São medidas necessárias para que possamos fazer o gerenciamento da pandemia na nossa cidade de uma maneira salvaguardar a oferta de saúde a quem porventura venha precisar”, disse Nogueira.

Ribeiro Preto totaliza, desde o início da pandemia, 77.755 casos e 2.086 mortes por Covid-19. De acordo com dados divulgados pela secretaria Municipal de Saúde, são 1.043 óbitos de janeiro a dezembro de 2020 e 1.043 mortes de janeiro a maio deste ano, o que revela uma alta significativa da circulação do vírus.

O lockdown em Ribeirão Preto vai até a próxima segunda-feira (31).

Abaixo confira o que não vai poder funcionar:

Transporte público;
Escolas, universidades e cursos técnicos;
Missas e cultos presenciais; igrejas ficam abertas para orações individuais;
Reunião de pessoas ao ar livre;
Salão de beleza, estética e barbearias;
Escritórios, exceto os de contabilidade por conta dos prazos das declarações de Imposto de Renda; podem funcionar com 60% da capacidade;
Pet shops;
Academia;
Eventos esportivos;
Shopping e galerias;
Comercio em geral e de materiais de construção civil;
Parques;
Oficinas mecânicas;
Estacionamentos;
Restaurantes e bares com clientes internamente; autorizado apenas delivery até 23h;
Supermercados e hipermercados com clientes internamente; autorizado apenas delivery e drive-thru, desde que haja espaço adequado e com segurança sanitária, sem que a pessoa desça do carro;
Mercados, mercearias, padarias, casa de bolo, lojas de conveniência e bombonieres com clientes internamente; autorizado apenas por delivery até 23h;

Com informações do G1

Marcelo Hailer
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).