Reprodução

As cidades de Jaboticabal e Pitangueiras, na Região Metropolitana de Ribeirão, investigam mortes e contam seus doentes por coronavírus. O que existe de comum entre os dois municípios distantes 33 km um do outro? o Covid-19. Moradores das duas localidades participaram do cruzeiro Costa Fascinosa, que está em quarentena no Porto de Santos, com 26 tripulantes infectados com a doença, além de 10 hospitalizados. O que se sabe é que a Costa Cruzeiros colocou dois planos de saúde à disposição dos doentes.

E Ribeirão Preto, uma das maiores cidades da região, como convive com a pandemia? Com 184 confirmados e cinco mortes, a Prefeitura Municipal, por meio de sua assessoria de imprensa, não soube informar quantos moradores do Município foram para o cruzeiro do Costa Fascinosa. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vigilância sanitárias dos estados de São Paulo e Santa Catarina receberam a lista de todos os passageiros e seus locais de origem para que fizessem o monitoramento da doença. E as essas listas foram repassadas para todas as cidades que tinham passageiros a bordo.

A Cidade ainda acompanha 291 pessoas que apresentaram Síndrome Respiratória Aguda Grave, que é o paciente com febre, de início súbito, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos sintomas: mialgia, cefaleia ou artralgia.

A Reportagem do Folha Santista enviou as seguintes questões para a Prefeitura de Ribeirão Preto, que tem 700 mil habitantes: quantos passageiros do cruzeiro Ribeirão Preto monitora e se investiga alguma morte de alguém que viajou no Costa Fascinosa. Como está a situação na Cidade? Quando surgiram os primeiros casos?

A assessoria de imprensa desmentiu a Anvisa e respondeu apenas: “Desconhecemos a listagem dos passageiros”.

Outros casos

A Prefeitura de Pitangueiras, cidade com 38 mil habitantes, investiga a morte de uma idosa de 69 anos, que esteve no navio Costa Fascinosa. Do total de suspeitos do município (29), quatro estiveram no Costa Fascinosa. Deste total, três tiveram resultado negativo para Covid-19. Um morador está internado, em estado grave. Outra idosa, de 68, não possuía histórico de viagens e tinha comorbidades (outras doenças).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, a mulher vinha sendo acompanhada pois participou do cruzeiro Costa Fascinosa e, alguns passageiros, que são moradores da região de Pitangueiras, também testaram positivo para a Covid-19.A Prefeitura a orientou a permanecer isolada por 14 dias, mas deveria procurar auxílio médico se apresentasse sintoma gripal.

Jaboticabal, também localizada na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, 78 mil habitantes, vem chamando a atenção pelo número de mortes e infectados pelo novo coronavírus. São três óbitos e 20 casos suspeitos confirmados.As mortes (dois homens e uma mulher) seriam de pessoas que estiveram na viagem pelo litoral brasileiro. A Prefeitura está averiguando, já que todos eles estavam internados em hospital particular. Um grupo de 120 jaboticabalenses participou do cruzeiro pelo litoral brasileiro.

Costa
A empresa responsável pelo Costa Fascinosa não confirmou que as pessoas doentes ou que morreram se contaminaram a bordo do cruzeiro. “A Costa Cruzeiros está em constante colaboração com as autoridades locais e alerta que não se pode confirmar que o contágio ocorreu a bordo do navio Costa Fascinosa. A Costa reforça que o navio operou no país até o dia 17 de março sem nenhum caso de saúde reportado a bordo. A saúde e a segurança dos hóspedes e da tripulação são a principal prioridade da Costa Cruzeiros. Desde o início da emergência da Covid-19, a empresa adotou rígidas medidas de saúde para o embarque em seus navios. A bordo, os procedimentos sanitários também foram reforçados para garantir a máxima higiene e segurança”.

Matéria atualizadas às 18h15