Os supermercados voltarão a funcionar todos os dias, até 20 horas - Foto: Divulgação/Abras

Ao contrário do que preconizam os próprios infectologistas ligados às secretarias de Saúde da região, os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista vão encerrar o lockdown no dia 4 de abril. A medida foi tomada apesar dos números assustadores de casos, mortes e internações por Covid-19.

A pressão dos comerciantes e de outros setores da economia local pesou e a decisão foi tomada. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (31), pelo prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), durante uma transmissão que contou com a participação de toda a Câmara dos Vereadores da cidade.

Rogério também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).

De acordo com o prefeito santista, todos municípios da região manterão a ideia de encerrar o lockdown no próximo domingo (4). Portanto, a Baixada retornará à chamada Fase Emergencial do “Plano São Paulo” na segunda-feira (5).

Com isso, alguns comércios poderão voltar a abrir com menos restrições do que durante o lockdown. Porém, todos os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais seguem fechados, podendo funcionar somente por delivery.

Alterações

Haverá algumas mudanças: as escolas públicas e privadas continuarão fechadas e o aluguel de imóveis de temporada seguirá restrito. Supermercados e padarias poderão reabrir, mas deverão fechar todos os dias às 20 horas.

Os feirantes poderão voltar a trabalhar, porém, deverão seguir medidas restritivas mais rigorosas que serão divulgadas nos próximos dias.