Foto: Anderson Bianchi

O Centro de Testagem da Covid-19, montado pela Prefeitura de Santos na área externa do Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206), vai funcionar neste sábado (16), das 9h às 13h, para atender no sistema drive thru (acesso por carro ou moto), exclusivamente, profissionais das áreas da saúde, segurança e desenvolvimento social (setores públicos e privados), além dos servidores municipais de Santos de todas as áreas.

É necessária a apresentação de documento de identificação com foto e comprovante funcional (crachá, holerite e outros). “Faremos a testagem neste sábado voltada aos servidores e profissionais que atuam nas áreas essenciais e estratégicas para o enfrentamento da pandemia, os quais estão mais expostos ao contato com o vírus e precisam ter o diagnóstico o quanto antes”, explica o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz. O Município recebeu mais 8 mil testes rápidos do Ministério da Saúde para a continuidade das ações.

Segunda-feira
Na segunda (18), das 8h às 14h, o Centro de Testagem retoma o atendimento no sistema drive thru para os moradores de Santos que estão com sintomas da covid-19 como febre, tosse, alterações respiratórias e perda do olfato e paladar. A previsão é de que funcione até sexta (22), no mesmo horário, enquanto houver testes disponíveis.

Mais de 4,5 mil testes realizados e 114 resultados positivos
O centro, montado pela Prefeitura, com apoio do Grupo Mendes e empresa T-Grão Cargo, realizou, de quarta (13) até sexta (15), 4.558 testes rápidos em munícipes de Santos, sendo que 114 deles apresentaram resultado positivo e foram encaminhados ao setor do exame RT- PCR, de maior precisão, para a confirmação ou descarte do diagnóstico.

Neste exame, são colhidas secreções das mucosas nasal e oral, feitas por haste de plástico chamada swab, analisadas por testes moleculares em laboratório particular contratado pela Secretaria de Saúde. O resultado fica pronto em até três dias úteis e será informado pela policlínica do bairro onde mora o munícipe.

Testes têm qualidade comprovada
Os testes rápidos realizados gratuitamente no Centro de Testagem da Covid-19 têm registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e validação referendada pelo Instituto Fleury, Diagnósticos da América (Dasa), Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA).

Foram fornecidos pelo Ministério da Saúde e estão sendo usados em Santos para a melhor triagem de pacientes sintomáticos, com sintomas da doença, pois eles apontam se há presença de anticorpos tanto do tipo IgM (fase aguda) quanto do IgG (fase de cura). Ou seja, indica se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou está produzindo anticorpos para combater o vírus no seu organismo.

Quando o teste indica resultado positivo, a pessoa é submetida à coleta para o exame RT-PCR – laboratorial, com maior precisão – sendo o mais indicado, neste caso, a sua realização entre o 3º e 10º dia a partir do início dos sintomas. As pessoas com sintomas do novo coronavírus que procuram as policlínicas e centros de triagem das unidades de pronto atendimento têm as amostras coletadas para análise RT-PCR. A necessidade do exame é definida após avaliação médica.