Foto: Isabela Carrari/PMS/Arquivo

Os desfiles das escolas de samba do Carnaval 2022 em Santos foram suspensos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), pelo prefeito Rogério Santos (PSDB). Segundo ele, a decisão ocorreu em consequência do aumento de casos de Covid-19 e gripe. Não foi definida a nova data.

Conforme os dados divulgados pela administração municipal, entre o início de dezembro e o começo de janeiro, referentes às ocorrências nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), houve aumento de 400% nos casos de gripe registrados por dia. Com relação à Covid-19, neste mesmo período, o aumento foi de 680%.

Em relação aos exames laboratoriais de Covid-19, nas redes pública e particular, Santos relatou que houve um crescimento de cerca de 907% de casos confirmados entre o começo de dezembro e o início de janeiro.

“Ao mesmo tempo, o nosso quadro de ocupação de UTI mostra estabilidade, sem dúvida nenhuma causada pelo alto índice de vacinação”, ressalta o prefeito.

Ele também reforçou que é imprescindível manter o uso de máscara, a imunização completa e evitar aglomerações.

“A decisão tomada hoje com a Liga [das Escolas de Samba de Santos – Licess] é que o desfile não acontecerá no feriado de Carnaval. Está adiado o desfile, as apresentações. A prefeitura sempre recomenda a não ter eventos que aglomerem. Então, nada mais justo que não fazermos aglomeração”, destaca.

Fábio Przygoda, presidente da Liga das Escolas de Samba, declarou que a decisão deve ser respeitada. “Não podemos colocar a vida das pessoas em risco, que é a coisa mais importante que tem”, diz.

Apresentação das escolas seria nos dias 18 e 19 de fevereiro

Os desfiles estavam previstos para os dias 18 e 19 de fevereiro. Em novembro, a ordem de apresentação das escolas de samba chegou a ser definida.

O evento aconteceria na Passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Ao todo, 15 agremiações desfilariam, incluindo uma escola convidada, seis do Grupo de Acesso e oito do Grupo Especial. 

Om informações do G1