Foto: Divulgação

Um conjunto de organizações da sociedade civil da região lança, nesta sexta-feira (10), a campanha Baixada Santista pela Vida. O objetivo é criar um fundo solidário para combater o impacto da pandemia do novo coronavírus, especialmente nas comunidades periféricas. Nas primeiras semanas, a iniciativa pretende atingir mil famílias e mais de 20 comunidades em várias cidades da Baixada.

“Por meio da campanha #baixadapelavida pretendemos apoiar moradores de cortiços, palafitas, favelas e outros tipos de sub-habitações; trabalhadores desempregados ou submetidos ao trabalho informal; idosos, especialmente sozinhos ou em casas de repouso”, diz o manifesto da Frente Baixada Santista pela Vida, responsável pela ação. 

Com os recursos arrecadados, a campanha vai doar alimentação e kits de higiene para famílias. Um coletivo de makers da Baixada Santista está fabricando máscaras de proteção para profissionais da saúde e lideranças comunitárias e microempreendedores periféricos. 

A Frente Baixada Santista surgiu após uma articulação entre quatro organizações da sociedade civil: Arte no Dique, Fórum da Cidadania de Santos, Instituto Elos e Instituto Procomum.

A Frente já organizou dois encontros virtuais com a presença de outras organizações, pessoas físicas e movimentos que também se integraram à tarefa, como: Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista, Fundo de Defesa e Ação e Economia de Francisco; Fórum Regional de Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social da Baixada Santista e Vale do Ribeira; Fórum Social Permanente da Baixada Santista; União de Negros pela Igualdade (Unegro); CNTU conferência; São Paulo Suas; Fórum da Cidadania do Guarujá; Associação de Combate aos Poluentes; ONG Concidadania; Fórum Municipal da Criança e do Adolescente – FSBS; Fórum EcoSol BS; Protagonismo Cidadão; Redes Socioambientais da Baixada; Instituto Arte no Dique; Pastoral Povo da Rua – Igreja Católica; Settaport; Fórum Social de Santos, Pastoral do Menor, entre outras.

Doações

Para participar da campanha basta acessar o site baixadapelavida.org.  Na página é possível doar valores para compra de cestas básicas, kits de higiene e até mesmo apadrinhar uma família.

Também é possível participar como voluntário de algum dos grupos de trabalho ou ajudando a promover e divulgar as ações da Frente.