Foto: TV Integração/Reprodução

O Brasil já ultrapassou o número de 5 mil óbitos por dia em março. A afirmação foi feita por Lourival Panhozzi, o presidente da Associação Brasileira de Empresas do Setor Funerário para a coluna de Ancelmo Gois. Ele afirma ainda que, não fosse a Covid-19 e este número só seria atingido daqui a 20 anos:

“Nossa questão e preocupação é o número absoluto. Este incontestavelmente está muito acima da normalidade. Aliás, este número de 5 mil óbitos por dia ainda não está finalizado, restam ainda muitos registros por fazer. O número final deve ultrapassar a 5.500 mortes por dia, o que torna a situação ainda mais delicada. O prazo legal para registro de todos os óbitos de março, que ainda nem terminou, só acaba em 15 de abril. Até lá, teremos ainda muitos outros registros”, diz Panhozzi.

Ele disse ainda que já não é mais possível dizer quantas pessoas no Brasil morrem em razão da Covid-19: “Há os que foram contaminados, os que não conseguiram leitos para tratar outras doenças, os que não procuram socorro médico por medo de pegar Covid-19. Tem ainda os que se suicidam pela depressão e pelo medo da Covid-19: “Este é o verdadeiro sentido da palavra pandemia”.

Com informações da coluna de Ancelmo Gois