Foto: Anderson Bianchi

A Blitz Covid-19, realizada neste final de semana nos morros de Santos, testou 10.417 pessoas nos dois dias, 3.829 no sábado (27) e 6.588 no domingo (28). No total, 1.076 tiveram testagens positivas para coronavírus (10,3%).

Com o resultado informado, em média, 30 minutos após o atendimento, os moradores dos morros que apresentaram resultados positivos foram encaminhados para a realização do teste RT-PCR (laboratorial) na Policlínica São Bento ou na sede da escola de samba Unidos dos Morros.

Caso não fosse possível realizar este tipo de teste imediatamente, foram orientados a ir à policlínica de referência do bairro onde moram, para a confirmação do diagnóstico. 

Todos as pessoas que tiveram testagens positivas ainda foram orientadas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre um período necessário de quarentena, além de métodos de prevenção a novos contágios.

O atendimento contou com fila organizada e distanciamento social. Ainda na entrada, houve coleta de informações pessoais e aferimento de temperatura corporal. Todos os que compareceram receberam kits para higienização – provenientes de doações ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) – com álcool em gel, sabonete e outros itens.

Sete pontos

A ação aconteceu em sete pontos: Vila Criativa Penha, Vila Criativa Vila Progresso, Juventude E.C., Centro Cultural, Esportivo e Turístico do Morro do São Bento, Policlínica Morro Santa Maria, UME Mário Alcântara e Policlínica Morro José Menino. Atuaram aproximadamente 400 servidores municipais, para atendimento aos moradores dos 17 morros de Santos.