Fotos: Isabela Carrari/PMS

A Blitz Covid-19 esteve, neste sábado (4), no Centro e na Área Continental de Santos. Foram realizados 6.533 testes rápidos neste primeiro dia da ação no local. Do total, 489 (7,4%) apresentaram resultados positivos com anticorpos IgM (fase aguda da infecção).

Todos foram orientados, por telefone, pelos técnicos da Vigilância em Saúde sobre os primeiros procedimentos a serem adotados e as medidas de isolamento.

A ação continua neste domingo (5), até 14 horas. Para o atendimento, é preciso apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em Santos.

Cerca de 400 servidores municipais estão mobilizados para ação. As pessoas que procuram os postos passam por medição de temperatura a distância (termômetro de testa) e, em seguida, são submetidas ao teste rápido, que consiste na análise de sangue após pequeno furo no dedo. O procedimento indica se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou está produzindo anticorpos para combater o vírus no organismo. O resultado é informado por meio do telefone cadastrado.

Pontos de testagem

Estação do Valongo – Largo Marquês de Monte Alegre, 2; Mercado Municipal – Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova; Unifesp – Rua Silva Jardim, 136, Vila Nova; Câmara Municipal – Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Centro; UME Judoca Ricardo Sampaio – Av. Xavantes, 875, Caruara; Praça do Escola Total do Monte Cabrão – ao lado da Policlínica (Rua Principal s/nº); Policlínica da Ilha Diana.