Foto: Divulgação/Beneficência Portuguesa

O avanço da pandemia do coronavírus ameaça o sistema de Saúde da Baixada Santista. O Hospital Beneficência Portuguesa de Santos divulgou que já não tem mais respiradores para novos pacientes com Covid-19.

Para piorar a situação, os leitos para tratamento de pessoas infectadas pelo coronavírus estão perto da capacidade total.

O aumento de casos na região causou alta na taxa de ocupação de leitos do hospital. A unidade, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e particulares, conta com 46 leitos específicos para Covid-19. Destes, 27 são de enfermaria, que está com 100% de ocupação nesta terça (16).

Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há 19 leitos, sendo 17 ocupados. Nesta ala, todos os internados estão fazendo uso de respiradores.

Dos 32 respiradores existentes no hospital, 30 estão sendo usados. Os dois restantes são para segurança, caso haja necessidade.

Na cidade

A taxa geral de ocupação de leitos em Santos aumentou nesta terça-feira (16). Na segunda (15), eram 424 internados na cidade. Já nesta terça, são 447 internados nos 717 leitos disponíveis.

Dos 331 leitos de UTI, 230 estão ocupados. A taxa geral de ocupação nos leitos é de 62%, e em UTIs, é de 69%. Na rede SUS, a taxa é de 56% e na rede privada, 89%.