Foto: Divulgação/PMS

A nova onda da Covid-19, que registrou aumento significativo de casos em todo o país, já está trazendo consequências. Em sete municípios da Baixada Santista, mais de 540 servidores municipais da saúde estão afastados em função da doença ou, ainda, da síndrome gripal.

De acordo com levantamento realizado pelo G1, nesta quarta-feira (26), esses municípios contam, no total, com 10.486 profissionais da categoria. Os números não incluem Cubatão e Praia Grande, que não informaram a quantidade de afastados por coronavírus ou gripe.

Veja o panorama por cidades:

Itanhaém tem 997 funcionários na Secretaria de Saúde. Destes, 112 estão sem trabalhar, ou seja, 11,2%. A prefeitura informou, por meio de nota, que os afastamentos estão causando aumento de demanda nas unidades, e que, por isso, remanejamentos são necessários.

São Vicente conta com 2.036 servidores em unidades de saúde da Atenção Básica, Atenção Especializada, Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência, Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde. Do total, 129 estão afastados com sintomas gripais, o que representa 6,3%.

A Secretaria de Saúde (Sesau) disse que, para suprir a falta de funcionários afastados por Covid-19 ou gripe, suspendeu as férias e licenças de 442 servidores.

Mongaguá tem cerca de 650 servidores da área da Saúde, com 32 afastados, o que representa 4,9% do total. A prefeitura afirmou que as escalas são trabalhadas conforme a demanda. Na ausência, outro profissional é “convidado” a realizar plantão extra de cobertura.

Santos divulgou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é composta por 3,5 mil funcionários, além dos profissionais que trabalham nas unidades sob gestão compartilhada com organizações sociais (OSs). Do total, 170 estão afastados, o que equivale a 4,8%. A prefeitura destacou que os dados são dinâmicos e alteram diariamente.

Bertioga conta com 537 servidores da saúde que trabalham no Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, rede básica e Diretoria de Vigilância à Saúde. O município tem 25 funcionários da área afastados, o que representa 4,6%.

A prefeitura afirmou que foi necessário remanejamento para cobrir esses profissionais, com o objetivo de não prejudicar os atendimentos.

Peruíbe tem 693 servidores na Secretaria de Saúde, conforme atualização do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Do total, 19 estão afastados, ou seja, 2,7%.

A secretária municipal de Saúde, Ana Paula Cardoso, via nota, apontou que o afastamento de funcionários aumenta a sobrecarga de outros servidores, especialmente de enfermagem.

Por isso, o município está admitindo novos profissionais de enfermagem por processo seletivo emergencial.

Guarujá conta com 2.073 servidores na Secretaria de Saúde (Sesau). Do total, 58 estão afastados por Covid-19 ou por síndromes gripais, o que equivale a 2,7%.

A prefeitura divulgou uma nota, afirmando que, diante da alta do número de infectados, a Sesau desenvolveu um protocolo de afastamento de sete dias, seguindo orientações do Ministério da Saúde. Com isso, houve a necessidade de remanejamentos internos.

Com informações do G1