O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, preside o Condesb - Foto: Reprodução/Facebook

Os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista decidiram utilizar R$ 4,9 milhões do Fundo Metropolitano para as demandas relacionadas ao atendimento aos pacientes da Covid-19, incluindo insumos, equipamentos e estruturas hospitalares.

A resolução foi tirada durante reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), nesta quarta (22).

Na oportunidade, foi autorizada, também, a utilização de R$ 2 milhões do mesmo fundo para a Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS) elaborar um estudo epidemiológico com testagem de 10 mil habitantes da Baixada Santista.

A ideia é elaborar um mapeamento da circulação do novo coronavírus na região. A pesquisa será realizada em parceria com universidades e deve ser concluída até 10 de maio.

Situação de rua

Durante a reunião, por videoconferência, os prefeitos da região também decidiram editar decretos, obrigando o uso de máscara pela população em circulação nas ruas (com prazo para adaptação), além da disponibilização de informações sobre a ocupação de leitos por hospitais públicos e privados a cada 24 horas, incluindo a cidade de origem dos pacientes de Covid-19.