Foto: Divulgação/Secom/Gesp

A Baixada Santista é uma das regiões escolhidas para receber um laboratório móvel do Instituto Butantan. O equipamento é preparado para identificar variantes da Covid-19, incluindo a Delta, diagnosticada em uma funcionária de um hotel de Santos e em dois tripulantes do navio MTM Southport, de acordo com reportagem de Júnior Batista, em A Tribuna.

O laboratório funciona em um contêiner e foi viabilizado por meio de uma parceria entre o Butantan e o governo de São Paulo.

Nesta quinta-feira (5), o equipamento está na cidade de Aparecida, no interior do estado, local que recebe grande número de turistas

Conforme informações do Comitê de Saúde do Estado, é preciso compreender como circulam as variantes no local, principalmente na região de Taubaté, e aprimorar o monitoramento em São Paulo. O laboratório móvel é capaz de realizar 300 testes por dia.

A Baixada Santista deve receber o equipamento principalmente por conta do fluxo de pessoas vindas do Porto de Santos.

“Lá (Baixada Santista) é um grande problema, dada a chegada de navios com pessoas infectadas”, relatou Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan.

O resultado dos testes sairá em até 24 horas. O sequenciamento genômico das amostras positivas terá início em seguida, podendo durar de três a seis dias.

Os laboratórios gerenciados pelo Butantan, atualmente, levam de dez a 12 dias para realizar o processo entre a testagem e o sequenciamento genômico do vírus.

Coletas

O Butantan informa, também, que os municípios interessados em receber o equipamento se responsabilizarão por realizar as coletas de amostras em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e encaminhá-las ao laboratório itinerante.

No local, os especialistas realizarão o diagnóstico e separarão as amostras positivas para iniciar o sequenciamento e identificar as variantes da Covid-19.