João Doria - Foto: Reprodução/Governo de SP

A Baixada Santista e o Vale do Ribeira estão na fase amarela do Plano São Paulo. Isso quer dizer que bares, restaurantes e salões de beleza podem reabrir, com 40% da capacidade e expediente diário de até seis horas. A mudança foi anunciada nesta sexta-feira no Palácio dos Bandeirantes.

A nova classificação vale a partir da próxima segunda-feira (13). Em relação à semana anterior, somente municípios abrangidos por quatro das 17 regiões de DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) permanecem na fase vermelha de restrição total de atividades não essenciais: Araçatuba, Campinas, Franca e Ribeirão Preto.

Com protocolos muito rígidos, o Plano São Paulo também passa a permitir nesta fase intermediária a reabertura parcial de academias de ginástica. Regiões que permanecerem por 28 dias seguidos na fase amarela também poderão reabrir, com limitações, espaços culturais como museus, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos.

Laranja
Na fase laranja, estava liberado o funcionamento com 20% da capacidade de escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A novidade foi uma opção estendida de horário: quatro horas diárias, todos os dias, ou abertura por seis horas durante quatro dias e fechamento do atendimento presencial por outros três dias.

Bares e restaurantes só podem funcionar com entregar (delivery) ou de retirada no local. Igrejas, salões de beleza, barbearias e academias de ginástica são proibidos de funcionar. Os shopings-centers só abrem quatro horas por dia e com lotação de até 20%, sem funcionamento das praças de alimentação. Os ambulantes, que atuam no comércio de rua, só podem trabalhar por quatro horas diárias. Todos são obrigados a seguir as normas sanitárias como a higienização com álcool em gel, uso de máscaras de proteção e distanciamento para evitar aglomerações.

As três próximas atualizações programadas do Plano São Paulo estão previstas para os dias 24 de julho e 7 e 21 de agosto. Os índices epidemiológicos e capacidade hospitalar são verificados semanalmente e, em caso de piora acentuada, pode haver regressão de fase em caráter extraordinário.