João Doria - Foto: Divulgação/Governo de SP

Nada mudou e a Baixada Santista continua na Fase Laranja do Plano São Paulo, com extensão da quarentena até o dia 14 de julho. O anúncio foi feito pelo governador João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, nesta sexta-feira.

O sonho de passar para a Fase Amarela não se concretizou e, agora, é esperar para a próxima sexta-feira, dia 3 de juho, dia de nova coletiva e divulgação de informações sobre a retomada econômica no Estado de São Paulo.

Bares e restaurantes só podem funcionar com entregar (delivery) ou de retirada no local. Igrejas, salões de beleza, barbearias e academias de ginástica continuam proibidos de funcionar.

Os shopings-centers só podem funcionar quatro horas por dia e com lotação de até 20%, sem funcionamento das praças de alimentação. Os ambulantes, no comércio de rua, também só podem trabalhar por quatro horas diárias.

Todos são obrigados a seguir as determinações sanitárias como a higienização com álcool em gel, uso de máscaras de proteção e distanciamento para evitar aglomerações.

Comportamento
Segundo o status dos indicadores do Plano São Paulo nesta quarta atualização, a capacidade hospitalar para atendimento a pacientes graves de COVID-19 é satisfatória em praticamente todas as regiões do Estado. Porém, o aumento no número de casos na maior parte do Interior provocou o regresso à restrição total em praticamente metade do território estadual.

Na média estadual medida a cada sete dias e fechada na última quarta (24), houve redução na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva para COVID-19 de 66,5% para 65,5%, além de aumento na média de vagas por cem mil habitantes de 19,1 para 19,7.

Na mesma comparação do período atual ao anterior, a média estadual de casos de infectados por coronavírus subiu 35%, enquanto que a taxa de internações caiu 2%. A taxa semanal de mortes por COVID-19% subiu 11% em relação à reclassificação da semana passada.

Em números absolutos, o mês de junho até esta sexta-feira (26) registrou 138.889 novos casos em relação a maio, que teve 81 mil infecções confirmadas no período. Já as internações de junho somaram 46,092, com queda em relação ao total de 46.735 do mês anterior. As mortes por COVID-19 em junho vitimaram 6.144 pessoas no estado, ante 5.240 em maio.

Matéria atualizada às 15 horas