Foto: Divulgação/PMS

A Baixada Santista permanece na fase amarela do “Plano São Paulo” de flexibilização da economia, assim como a capital paulista. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (15), pelo governo do estado. A região de Registro, no Vale do Ribeira, continua na fase laranja.

Em contrapartida, oito regiões de São Paulo foram rebaixadas, em consequência do aumento no número de casos e internações por Covid-19. São elas: Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto, Piracicaba e Taubaté foram para a fase laranja. A região de Marília foi a única do estado que voltou à fase vermelha.

“Todos os índices da saúde: óbitos, internações e casos tiveram um incremento significativo. Casos aumentaram 5%, aumento de 2% nos óbitos e dez, 10% no aumento das internações. Por que 10% nas internações nos chama a atenção? Este é um dado atual, lembrem-se que na semana anterior tivemos um número superior de óbitos e casos, mas eles represavam aquelas duas semanas das festividades do fim de ano e agora as internações são dados atualizados da dinâmica, da circulação do vírus entre nossa população. Precisamos, ainda restringir, mais horários e serviços. Só assim diminuiremos os números de casos”, declarou Jean Gorinchteyn, secretário da Saúde.

O governo estadual divulgou, também, os novos índices regionais. A Baixada Santista registra uma taxa de 43% da ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) específicos para Covid-19, além de possuir 23,2 leitos para cada 100 mil habitantes.

Em relação à evolução da pandemia, o índice é de 193,6 novos casos a cada 100 mil habitantes, 27,6 novas internações e 8,9 novos óbitos por 100 mil habitantes.

Vale do Ribeira

Os números oficiais do Vale do Ribeira são os seguintes: 46,4% da ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 e 17,6 leitos da doença para cada 100 mil habitantes.

Quanto à evolução da pandemia, 530,2 novos casos a cada 100 mil habitantes, 41,3 novas internações e 7,9 novos óbitos por 100 mil habitantes.

A próxima reclassificação estava prevista para 5 de fevereiro. Porém, precisou ser antecipada por conta do aumento do número de casos.

Atualização do Plano SP nesta sexta-feira (15) – Foto: Reprodução