O navio MSC Seaside - Foto: Divulgação

Último navio de cruzeiro a desembarcar passageiros no Porto de Santos, após a suspensão da temporada, o MSC Seaside chegou à cidade nesta quinta-feira (6). A embarcação, como ocorreu com outras, registrou um surto de Covid-19 a bordo.

Os passageiros desembarcaram pela manhã, no Terminal Marítimo de Passageiros (Concais) de Santos.

De acordo com a atualização mais recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgada na terça (4), foram confirmados 65 tripulantes infectados com a Covid-19 e 25 passageiros testaram positivo. O navio está classificado no nível 3 do cenário epidemiológico.

A previsão era que o cruzeiro durasse oito noites. A embarcação saiu de Santos no dia 30 de dezembro, passou pelo Rio de Janeiro, no Ano-Novo, e tinha escala em Ilhéus, Salvador e Ilha Grande.

Contudo, as paradas nestes locais foram canceladas. O retorno ao cais santista estava previsto para esta sexta-feira (7), porém, foi antecipado em função da suspensão da temporada.

A MSC Cruzeiros confirma que concluiu seu último cruzeiro, que ainda estava navegando, com o desembarque de passageiros e tripulantes em Santos.

A empresa diz, ainda, que espera retornar com os cruzeiros em águas brasileiras depois de 21 de janeiro, sob a proteção do protocolo de saúde e segurança, segundo o G1.

Conforme a Anvisa, ainda existem, atualmente, cinco navios de cruzeiro operando no Brasil. As informações mais atualizadas foram divulgadas na terça-feira (4).

Prefeitura diz que questões relacionadas ao desembarque são de responsabilidade da Anvisa

O Folha Santista procurou a Secretaria de Santos para indagar sobre esses inúmeros casos de navios de cruzeiros, que foram obrigados a desembarcar no porto da cidade, carregando dezenas de passageiros e tripulantes infectados pela Covid-19.

Em nota, a prefeitura respondeu: “As perguntas sobre o desembarque de passageiros devem ser encaminhadas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O porto é área federal e toda a responsabilidade sanitária naquele local é da Anvisa.

Ao município de Santos, conforme protocolo, cabe apenas o acompanhamento epidemiológico de eventuais residentes infectados ou tripulantes que permaneçam na cidade. Até o momento, no entanto, a Anvisa não informou o município se haverá pessoas a serem monitoradas após desembarque do MSC Seaside.

Todo o desembarque, transporte sanitário de retorno à cidade de origem, atendimento médico/hospitalar e hospedagem em hotel é de competência da empresa de cruzeiros”.

Anvisa destaca que recomendou suspensão temporária da temporada

O Folha entrou em contato com a Anvisa, que retornou também via nota:

“Os protocolos atualmente adotados são rigorosos e estão em conformidade com as melhores práticas adotadas mundialmente.

No entanto, em razão do aumento exponencial de casos de Covid-19 a bordo dessas embarcações, relacionado provavelmente ao surgimento da variante de preocupação Ômicron, a Anvisa recomendou a suspensão temporária da temporada 2021/2022, indicando como necessária a reavaliação de cenário por parte do grupo interministerial ao qual cabe a decisão sobre a manutenção da temporada. 

Dentre as diversas medidas, durante o cruzeiro é obrigatória a testagem diária de 10% de todos os passageiros a bordo, bem como de minimamente 10% dos tripulantes, sendo que testes positivos não podem ser descartados por segundo teste (contraprova).

Nos navios de cruzeiro que compõem a atual temporada no Brasil, conforme a portaria 2928 de 26 de outubro de 2021, do Ministério da Saúde, podem ser utilizados os testes de detecção RT-PCR; RT-LAMP ou teste rápido de antígeno. Positivados permanecem em isolamento durante a navegação e a partir do desembarque ficam sob supervisão das vigilâncias em saúde locais.

Os positivados e contactantes são orientados a isolamento, com assinatura de termo de compromisso de continuidade do isolamento, e observância do surgimento de possíveis sintomas. Os negativos também são orientados a observar o surgimento de possíveis sintomas. O transporte dessas pessoas só pode ocorrer em veículo próprio do viajante ou em veículos específicos, a cargo da empresa operadora do cruzeiro.  

Todas as embarcações são avaliadas pela Anvisa antes do início de sua operação de desembarque”.