Foto: Reprodução/Arquivo

Depois que as praias de Santos foram “invadidas” por banhistas locais e turistas no final de semana, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) resolveu apelar à “consciência coletiva” da população. Durante live nas redes sociais, realizada neste domingo (30) à noite, ele alertou que a pandemia de coronavírus ainda não acabou.

O prefeito reiterou, também, a necessidade de se seguir os protocolos sanitários. “É importante que as pessoas saibam que a pandemia não acabou, que o isolamento não acabou, que as regras de higienização não estão descartadas. Todo mundo tem que sair cumprindo”, declarou Barbosa.

O prefeito santista revelou que foi à praia de bicicleta para pedalar na ciclovia e que seguiu os protocolos devidos, como a utilização de máscara. “É importante é que as pessoas possam seguir nesse caminho. Não adianta achar que as regras não precisam ser mais cumpridas. Isso não existe”, insistiu.

Fiscalização

De acordo com Barbosa, a prefeitura está preocupada em compatibilizar “a questão da preservação da saúde com as atividades que as pessoas precisam desenvolver. A Guarda Municipal, a prefeitura, não têm condição de fiscalizar cada cidadão. A gente tem condição de transmitir a mensagem para cada cidadão. A mensagem da consciência coletiva, da responsabilidade, do comportamento adequado para que a gente possa viver numa sociedade cada vez melhor”, completou o tucano.

Com a região na zona amarela (fase 3) do “Plano São Paulo”, Barbosa avalia que o momento é de cautela. Ele afirmou que não tem pressa para que Santos e toda a Baixada avancem para a zona verde (fase 4).

“O mês de setembro será importante para conquistarmos esse objetivo. A Baixada segue na fase amarela, mas é a região do estado que mais está avançada. Não penso nisso (fase verde) no momento, temos que avançar com responsabilidade. Não adianta irmos amanhã para a fase verde e depois termos que retroceder para a amarela. Não é o que nós queremos”, disse.