Foto: Reprodução/Plantão Guarujá

De acordo com decreto assinado pelo prefeito Válter Suman, está proibida a prática de esportes coletivos em Guarujá, a partir desta terça-feira (12). A medida é válida enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

“A vedação é aplicável em quaisquer espaços públicos nos limites do município, tais como ruas, praças, campos de futebol e quaisquer logradouros em geral. Caso seja constatada a utilização de campos de futebol ou outras áreas objeto de permissão de uso, esta será imediatamente revogada”, diz um dos trechos do decreto.

As punições para quem descumprir as determinações estão em dois artigos do Código Penal, mencionados no texto: 268 (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, que estabelece detenção, de um mês a um ano, e multa) e 330 (desobediência, com prisão de quinze dias a seis meses, e multa).

O decreto foi consequência do que ocorreu na noite de sexta-feira (8), entre 20 horas e 1 hora de sábado (9): um jogo de futebol na Vila Edna, com uma grande multidão acompanhando, ignorando a determinação de isolamento social.

Madrugada

Conforme testemunhas, as partidas são realizadas com frequência no local, durante a noite e, algumas vezes, os campeonatos acabam tendo disputas até a madrugada. A Polícia Militar encerrou o jogo que estava sendo disputado em um campo de areia do bairro.