Foto: Agência Brasil

Como era esperado, após a mais recente flexibilização das medidas restritivas de combate à pandemia do coronavírus, imposta pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a média de internações por dia no estado, devido à Covid-19, voltou a subir, de acordo com reportagem de Rodrigo Gomes, na RBA.

Nesta quinta-feira (29), por exemplo, foram registradas 2.466 novas internações por Covid-19, maior número em duas semanas. A média diária está em 2.240, interrompendo um período de 32 dias de queda.

O total de pacientes hospitalizados também parou de cair e estabilizou em cerca de 22 mil já há mais de uma semana. Os números foram fornecidos pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi) do governo paulista.

No final de março, um dos piores momentos da pandemia, foram adotadas medidas mais rigorosas, nas fases vermelha e emergencial do “Plano São Paulo”.

Contudo, pressionado por empresários, o tucano relaxou a quarentena e criou a fase de transição, o que permitiu a abertura de todo o comércio e os serviços, além de academias, clubes, teatros e cinemas.

Terceira onda

A retomada da curva de alta na média diária de internações ocorre em um momento ainda muito grave da pandemia. Uma das provas foi a decisão do secretário Municipal da Saúde da capital paulista, Edson Aparecido. Ele mandou antecipar a compra de sedativos e bloqueadores musculares do “kit intubação”, esperando uma provável terceira onda, que deve chegar em maio.