Foto: Divulgação/PMS

Pela terceira semana seguida, a Baixada Santista se mantém na fase amarela do “Plano São Paulo” de combate à pandemia do coronavírus. O governo do estado decidiu não rebaixar a região, mesmo com aumento do número de internações e da ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O Vale do Ribeira, por sua vez, regrediu da fase amarela para a laranja. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26) pelo governo estadual.

O “Plano São Paulo” prevê a reclassificação de regiões para fases com regras mais restritivas da quarentena. Isso nos casos de aumento significativo de internações, mortes, casos ou taxa de ocupação de leitos de UTI.

Além do Vale do Ribeira, a Grande São Paulo e as regiões de Campinas e Sorocaba retornaram à fase laranja. Ribeirão Preto e Marília, que estavam na laranja, foram rebaixadas à vermelha.

Números

Os índices divulgados pelo estado, nesta sexta, mostraram que na Baixada, em relação a última atualização, a taxa da ocupação dos leitos de UTI para Covid subiu, passando de 38,7% para 43,2. A taxa de leitos para cada 100 mil habitantes foi 21,8 para 21,5.

Quanto à evolução da pandemia, a taxa de novos casos a cada 100 mil habitantes caiu de 225,1 para 185,2 e a de novas internações subiu de 27,6 para 29,4. A taxa de novos óbitos por 100 mil habitantes regrediu de 5,7 para 5,3.

Mapa atualizado do “Plano São Paulo” – Foto: Reprodução/Governo de São Paulo