Foto: Ronaldo Barreto

Os números atualizados do navio Costa Fascinosa apontam para 26 casos de Covidf-19 a bordo. Os dados fazer parte do relatório de saúde da embarcação que é enviado diariamente para a Anvisa. O navio está em quarentena desde o dia 19 de março, no Porto de Santos (SP). As informações são da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Destes, 19 casos foram confirmados por testes rápidos no sábado (11/4), outros seis são considerados suspeitos pelos sintomas apresentados, além de um indiano que havia sido testado em uma inspeção anterior da Anvisa na embarcação, totalizando 26 casos no momento. 

O último suspeito surgiu no domingo (12/4), com isso o prazo de 14 dias de quarentena recomeçou e vai até o dia 26 de abril. O número de 26 casos a bordo é o menor desde que a embarcação saiu da área de fundeio e atracou no Porto de Santos no dia 29 de março, com 35 relatos de suspeita a bordo.

Até o momento dez tripulantes desembarcaram para atendimento médico de emergência, todos com confirmação de Covid-19 por exame laboratorial.

Atendimento médico
Do que desembarcaram para atendimento de emergência, quatro estão curados e já receberam alta hospitalar; três ainda estão em UTI em situação de risco, sendo 1 em estado gravíssimo. Os outros três estão internados, mas sem necessidade de assistência em UTI.

Histórico e números

A Anvisa realizou o desembarque de 227 tripulantes filipinos autorizados a sair do navio Costa Fascinosa no sábado (12/4). A previsão inicial era de que 248 filipinos tivessem autorização para desembarcar. No entanto, testes rápidos realizados no momento do desembarque deram resultados positivos em 21 dos 248 filipinos inicialmente aptos ao retorno ao país.

Os testes foram adquiridos pela empresa do navio que conta com uma equipe médica a bordo de quatro enfermeiros e dois médicos.

Somente os 227 tripulantes sem sintomas e com resultado negativo para Covid-19 foram autorizados a desembarcar.

O navio chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março.

Em 19 de março a embarcação foi colocada em quarentena.

10 pessoas foram desembarcadas para atendimento de emergência. O último caso aconteceu no sábado (4/4).

75 tripulantes brasileiros deixaram a embarcação no domingo (5/4).

227 tripulantes filipinos deixaram a embarcação no sábado (11/4) para retorno ao seu país por voo fretado.

O navio tem no momento 452 tripulantes.