O Costa Fascinosa está de quarentena no Porto de Santos- Foto: Divulgação

A equipe da Anvisa realiza uma nova inspeção no navio Costa Fascinosa na tarde de quinta-feira (2/4). Os técnicos subirão a bordo para verificar a implementação das exigências feitas pela Agência para a realização dos procedimentos de isolamento e higienização na embarcação.

Esta é a segunda vez que a Anvisa sobe a bordo do navio depois que a embarcação atracou no Porto de Santos no sábado (28/3).

A Agência também está avaliando um plano para aplicação dos testes de Covid-19 a bordo para otimizar a detecção de casos. Os kits foram obtidos pela empresa responsável pelo navio.

Situação a bordo

Na quarta-feira, mais dois tripulantes foram desembarcados do Costa Fascinosa por suspeita de Covid-19. O desembarque seguiu todos os protocolos da Anvisa e atende as regras de quarententa. Pela regra somente casos urgentes podem ser desembarcados para assistência hospitalar. Todos os doentes estão na Beneficência Portuguesa, em Santos.

Os novos desembarques foram comunicados para as autoridades competentes do município, do Estado e também para a autoridade portuária.

Com isso são nove os tripulantes já desembarcados do navio por necessidade de atendimento de urgência. Dos sete tripulantes que já haviam sido encaminhados para serviços de saúde na semana passada, todos tiveram resultado positivo para coronavírus.

A embarcação permanece com 755 tripulantes a bordo. Na semana passada, sete pessoas que desembarcaram para atendimento hospitalar.

Na última terça-feira, a Anvisa já havia estabelecido uma série de determinações que devem ser cumpridas a bordo do navio Costa Fascinosa. As exigências são resultado da inspeção que técnicos da Agência fizeram nesta segunda-feira (30/3) a bordo do navio e já foram enviadas para a empresas responsável pelo navio.