Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O diário La Nación publicou nesta segunda-feira (14) uma reportagem recomendando que os argentinos não passem as férias no Brasil este ano em razão da situação da pandemia do novo coronavírus.

A reportagem, assinada pelo jornalista Marcelo Silva de Sousa, destaca o alto fluxo turístico de argentinos para cidades como Rio de Janeiro, Florianópolis e Recife e aponta que a ida para essas capitais pode trazer riscos em razão da alta recente nos números da pandemia.

“Ao contrário do presidente Jair Bolsonaro, que disse que a pandemia ‘está no finalzinho”, especialistas em saúde dizem que os tradicionais encontros e festividades de fim de ano podem piorar nas próximas semanas”, destaca a reportagem.

O jornal ouviu representantes consulares no Rio de Janeiro e em Florianópolis, que recomendaram que as cidades sejam evitadas.

“O panorama para viajar ao Rio de Janeiro não é oportuno neste momento”, disse Claudio Gutiérrez, que atua no Consulado-Geral do Rio de Janeiro. “Devido à alta ocupação de leitos, quem contrai o coronavírus aqui pode ficar em situação de fragilidade”, completa.

O Rio tem vivido uma nova lotação nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva tanto na rede pública quanto na rede particular.

Em Florianópolis, o cônsul Gustavo Coppa faz o alerta: “Tenho certeza de que quem decidir vir vai primeiro investigar como está a situação. É preciso um turismo muito responsável. A entrada no Brasil tem que ser muito bem pensada e com uma preparação que inclua seguro saúde”.

“É uma situação muito especial, as pessoas que decidirem vir irão correr um risco um pouco maior do que nas outras épocas”, disse ainda.