Foto: Divulgação/PMG/Arquivo

O governo de São Paulo autorizou estabelecimentos a funcionarem por oito horas a partir desta sexta-feira (21). A ampliação vale para shoppings, comércios, serviços, salões de beleza, barbearias, restaurantes e similares, academias, convenções e atividades culturais.

A medida vale em todo o estado e também para as cidades da Baixada Santista. Cabe a cada município decidir se adotará o novo horário de funcionamento, reduzido como medida de combate ao coronavírus. Dentro das oito horas, os empresários poderão escolher se adotam uma jornada contínua ou fracionada.

Na região, as cidades de Santos, Guarujá e Mongaguá já informaram que vão avaliar o decreto para ver se liberam ou não o funcionamento de oito horas. Peruíbe e Bertioga anunciaram a publicação de decreto implantando as novas regras nos próximos dias.

A Associação Comercial de Santos tem defendido a ampliação do horário de abertura do comércio alegando que a medida permite a dispersão dos clientes, evitando aglomeração. 

Mesmo com o horário ampliado de funcionamento, outras regras implantadas para a pandemia estão mantidas. O consumo local é permitido apenas em ambientes arejados ou ao ar livre, com assento. Não é permitido que os clientes fiquem em pé.

A ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade e o fechamento precisa ocorrer até as 22h. Funcionários e clientes devem usar máscara, tirando apenas no momento da refeição.