Foto: Divulgação/Viação Bertioga

Motoristas da empresa Viação Bertioga, responsável pelo transporte público de Bertioga, no litoral de São Paulo, entraram em greve na manhã desta segunda-feira (17). O serviço de transporte está operando com frota reduzida, sendo 80% dos ônibus circulando em horário de pico e 60% nos demais horários.

De acordo com representantes da categoria, desde o 5º dia útil deste mês, os motoristas não recebem o pagamento do salário, referente ao mês de julho, e cestas básicas. A paralização é por tempo indeterminado.

Assembleia realizada junto ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos e Região (Sindrod) e a empresa na última quarta-feira (12) acordou a paralização, caso o pagamento não fosse realizado até sexta (14).

Ainda na sexta, diante do não pagamento, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) concedeu liminar autorizando a greve, desde que mantida uma circulação de 80%.

A Viação Bertioga disse, em nota, que perdeu 1.141.700 passageiros no período de janeiro a junho de 2020 comparando com o mesmo período no ano passado, devido a pandemia de coronavírus. A empresa informou ainda que não dispensou funcionários no período e tenta desde dezembro de 2019 um reajuste de tarifas.