Foto; Reprodução/Governo SP

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (21) que o Vale do Ribeira apresentou índices melhores e passou da fase vermelha para a laranja. Já a Baixada Santista entra sétima semana seguida na fase amarela, em que é permitido a abertura do comércio e, com restrições, de restaurantes, salões de beleza e academias.

É a primeira vez que o estado não tem regiões na fase vermelha, a mais grave. O chamado Plano São Paulo, de retomada das atividades, considera os números de casos confirmados de covid-19 e as internações. Os índices são calculados levando em conta os números dos últimos sete dias e dos sete dias anteriores.

Segundo o governo estadual, a Baixada Santista está com 35,5% de ocupação dos leitos de UTI para covid-19 e apresenta 25,6 leitos para cada 100 mil habitantes. O índice de novos casos está em 0,65, o índice de internações em 1,01 e de óbitos em 0,67.

Já o Vale do Ribeiro está com 40,3% de ocupação dos leitos de UTI e apresenta 14 leitos para cada 100 mil habitantes. O índice de novos casos está em 0,76, o índice de internações em 1,22 e de óbitos em 0,61.