Foto: Anderson Bianchi/PMS

As noves cidades da Baixada Santista prorrogaram pela terceira vez a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Em algumas delas, a imunização ficou abaixo da meta, dependendo da faixa etária, e a agora a população poderá ser imunizada até o fim do estoque das doses.

A vacina é importante, principalmente no inverno, porque protege contra três vírus de gripe: Influenza A H1N1, A H3N2 e B. A dose também ajuda no diagnóstico diferencial, caso a pessoa venha a contrair coronavírus.

Santos possui cerca de 90 mil doses de vacina da gripe em estoque, disponíveis para qualquer interessado nas 30 policlínicas da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Em Guarujá, além da gripe, a vacinação de sarampo também foi mantida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas), que estão abertas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, é voltada a pessoas com idade entre seis meses e 49 anos, que terão a carteira de vacinação avaliada pelos profissionais da saúde.

Em Praia Grande, as doses são aplicadas em 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas). As doses serão aplicadas até o fim dos estoques. Cubatão também está oferecendo a vacina contra a gripe para quem tem mais de seis meses de idade.

O Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica de Peruíbe também informou que continuará vacinando contra a gripe. Os postos que têm sala de vacina vão priorizar o público em que a meta da cidade não foi batida, crianças, gestantes, puérperas e adultos, mas os postos volantes oferecem para todos os não vacinados.

É necessário apresentar um documento de identificação e, quem tiver, carteira de vacinação. Há contraindicação para quem tem alergia a ovo de galinha ou quem estiver com febre ou sintomas respiratórios (tosse, coriza, dor de garganta).