Foto Reprodução

Investimento mais popular do país, a caderneta de poupança perdeu para a inflação oficial do país em 2020. No ano passado, a poupança rendeu 2,1%. Já o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), considerado a inflação oficial do país, ficou em 4,52%.

Descontando a inflação, o rendimento da poupança ficou em -2,3%. Foi o menor índice desde 2002, quando ele tinha ficado em -2,9%.

Nos dois anos do governo Jair Bolsonaro (sem partido), deixar o dinheiro na poupança significou perder poder de compra. Em 2019, ela já tinha rendido -0,05% depois de tirada a variação do IPCA. Isso apesar de ela não ter taxas de administração ou desconto de Imposto de Renda, como boa parte dos investimentos disponíveis no país.

Essa rentabilidade negativa aconteceu devido ao corte da taxa básica de juros do país, a Selic. Ela foi levada pelo Banco Central ao longo de 2020 à sua mínima histórica, 2%. Pelas regras atuais, a caderneta rende 70% da Selic.

Poupança “antiga”

Quem tinha recursos aplicados na caderneta até maio de 2012, quando as regras foram mudadas, por outro lado, se deu bem. Eles renderam 6,17%. Ela é a chamada “poupança antiga”. Esses recursos tiveram uma rentabilidade considerada alta.

Com informações do G1