Jair Bolsonaro e Paulo Guedes - Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

A propalada “recuperação em V” da economia não passou de mais uma mentira de Paulo Guedes e do governo Jair Bolsonaro (PSL). Dados divulgados nesta quinta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram um encolhimento de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre.

Com a segunda queda trimestral no PIB – no segundo trimestre também houve recuo de 0,1% -, o Brasil entra em recessão técnica, enquanto a maioria dos países do mundo retomam o crescimento após a atenuação da pandemia do coronavírus.

A recessão técnica é quando um país acumula queda no PIB por dois trimestres seguidos. No primeiro trimestre de 2021, houve um crescimento de 1,2%, o que fez Guedes anunciar a “retomada em V” da economia.

Mesmo com os números do segundo trimestre mostrando o contrário, o ministro da Economia insistiu na tese.

“Diziam que eu estava em universo paralelo quando eu dizia que Brasil ia voltar em V. (…) A economia voltou em V, estamos crescendo novamente. Hoje saiu um dado [PIB], é praticamente de lado. Como foi -0,05%, arredondou para -0,1%. Se fosse -0,04% era zero”, disse em setembro, após divulgação dos dados.

Agronegócio sofreu tombo de 8% e puxou PIB para baixo

Base de sustentação do governo Jair Bolsonaro, os negócios dos ruralistas sofreram um tombo de 8% – o maior entre todos os setores – o que puxou a queda do PIB.

O setor de serviços cresceu 1,1%, o que segurou a economia. Já a indústria andou de lado, com 0% de oscilação em relação ao trimestre anterior.

Entre as atividades industriais, houve quedas de 1,1% em Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, de 1,0% nas Indústrias de transformação e de 0,4% nas Indústrias extrativas. Apenas a Construção (3,9%) apresentou crescimento.

Nos Serviços, registraram alta: Outras atividades de serviços (4,4%), Informação e comunicação (2,4%), Transporte, armazenagem e correio (1,2%), Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,8%). As Atividades imobiliárias (0,0%) ficaram estáveis, ao passo que houve variações negativas em Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (-0,5%) e Comércio (-0,4%).

PIB cresce 4,0% frente ao mesmo período do ano passado

Em relação a igual período do ano anterior, o PIB cresceu 4,0% no terceiro trimestre de 2021. Entre as atividades, a Agropecuária caiu 9,0% em relação a igual período de 2020.

A Indústria cresceu 1,3%. A atividade de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, por sua vez, caiu 4,6%, com a piora nas bandeiras tarifárias.

No acumulado do ano até o terceiro trimestre de 2021, o PIB cresceu 5,7% em relação a igual período de 2020. Nessa comparação, a Indústria (6,5%) e os Serviços (5,2%) registraram variação positiva, enquanto a Agropecuária registrou variação negativa de 0,1%.