Pazuello e Bolsonaro durante transmissão ao vivo - Foto: Oeprodução/Facebook

Com a alegação de estar com problemas de saúde diante da pressão no cargo, o general Eduardo Pazuello teria pedido a Jair Bolsonaro para sair do comando do Ministério da Saúde, segundo reportagem de Paulo Capelli, no site do jornal O Globo, neste domingo (14).

Pazuello se encontrou com Bolsonaro e outros três ministros da ala militar – Walter Braga Netto, da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, da secretaria de governo, e Fernando Azevedo, da Defesa – no Hotel de Trânsito de Oficiais, em Brasília, onde mora, em agenda informal na noite deste sábado (13).

Citando interlocutores do presidente, a reportagem d’O Globo diz que o ministro precisará de tempo para se reabilitar dos problemas de saúde.

No entanto, insatisfeitos com a péssima gestão de Pazuello, deputados do centrão teriam aumentado a pressão pela troca na pasta, principalmente após o retorno ao cenário político do ex-presidente Lula, que tem atuado nos bastidores para viabilizar vacinas ao Brasil diante dos sucessivos fracassos do ministro de Bolsonaro.

Lula

Segundo a reportagem, os parlamentares têm usado a volta de Lula para aumentar a pressão por mais espaço no governo, especialmente no Ministério da Saúde.

Dois nomes já estariam sendo sondados para substituir Pazuello nos próximos dias. A médica Ludhmila Abrahão Hajjar, professora de Cardiologia na Faculda de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), seria a preferida de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara. O outro nome seria de Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.