Olavo de Carvalho - Foto: Reprodução/YouTube

O perfil verificado do influenciador Olavo de Carvalho no Instagram informou na madrugada desta terça-feira (25), o falecimento do astrólogo e autoproclamado filósofo bolsonarista, oito dias após testar positivo para a covid-19.

Ele estava internado em um hospital da região de Richmond, no estado americano da Virgínia. Não foi informada a causa da morte, mas ele anunciou estar infectado com o coronavírus no último dia 16.

As aulas de seu curso online estavam suspensas por conta do seu estado de saúde.

Olavo de Carvalho tinha 74 anos e deixa esposa, oito filhos e 18 netos.

Debochou da Pandemia

O empresário e blogueiro Felipe Neto lembrou em sua conta do Twitter que Olavo de Carvalho debochou da pandemia. “Disse que NINGUÉM havia morrido de Covid no mundo, com milhões de mortos. Antivacina, contra lockdown, dizia que era tudo conspiração comunista. Ele pegou Covid dia 16/01. Teve sua morte anunciada hoje, 9 dias depois. Ainda sem anúncio da causa”, escreveu no Twitter.

Bolsonaro e família lamentam

No meio da madrugada ainda, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou: “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o Filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. – Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”.

“Que Deus o receba na sua infinita bondade e misericórdia, bem como conforte sua família”, encerrou o presidente.

Já o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) postou: “Que Deus acolha o Professor e conforte sua esposa Roxane e família. Aqui na Terra seus livros, vídeos e ensinamentos permanecerão por muito tempo ainda.”

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) lembrou: “Conheci o Professor Olavo de Carvalho de forma espontânea em 2012, em seu programa de rádio, e imediatamente passei a admirá-lo por seu vasto conhecimento, bom humor e, principalmente, por sua coragem”.

“Grande foi a sua influência em nossas vidas, não apenas em política, mas também através de ensinamentos valorosos e inúmeras amizades geradas por convergência de valores. Muitas lições e até mesmo críticas (sempre com a melhor das intenções) nos ajudaram a refletir e crescer”, disse.

E encerrou: “Ao Professor Olavo a minha eterna gratidão por sua vida dedicada ao conhecimento, que semeou em uma terra arrasada chamada Brasil e fez florescer em muitos de nós um sentimento de esperança, de amor pela verdade e pela liberdade. Que sua obra ilumine para sempre a nossa história!”

Problemas de saúde

Olavo de Carvalho era considerado um guru da extrema-direita brasileira e um dos ideólogos do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus filhos.

Ele se autointitulava filósofo, apesar de não ter formação na área.

Bolsonaro e seus filhos lamentaram a sua morte nas redes sociais.

No ano passado, Carvalho teve uma série de internações em São Paulo e nos Estados Unidos, onde morava.

Entre julho e agosto de 2021, Carvalho foi internado três vezes no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor). Ele era cardiopata e, nesse período, foi submetido a diversos tratamentos, uma cirurgia na bexiga e um cateterismo de emergência.

O Ministério Público de São Paulo chegou a instaurar à época procedimento para apurar se o escritor furou a fila do SUS. Depois de receber alta na rede pública, ele internou-se novamente, na clínica Saint Marie, na Zona Sul de São Paulo, de onde recebeu alta no fim de novembro.