Foto: Reprodução

A nova cepa do coronavírus já está no Brasil. O laboratório Dasa anunciou nesta quinta-feira (31) que registrou dois casos de covid-19 em São Paulo nos quais se identificou a presença da variante B.1.1.7, descoberta no Reino Unido.

O comunicado do laboratório a respeito desses dois casos afirma que os casos já foram reportados ao Instituto Adolfo Lutz e à Anvisa (Agência Nacional Vigilância Sanitária).

Segundo a nota do Dasa, a confirmação da nova cepa foi realizada por sequenciamento genético, após a análise de 400 amostras de saliva coletadas por testes de RT-PCR. O trabalho de identificação contou com a parceria do IMT-FMUSP (Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

A variante B.1.1.7 foi identificada pela primeira vez no Reino Unido, há cerca de 3 semanas, por isso muitos a chamam de “cepa britânica”. Ela é considerada 70% mais contagiosa que a cepa que causou o início da pandemia, o que significa que tem maior capacidade de propagação. Embora não seja diferente nos efeitos que causa, o fato de se espalhar com maior facilidade significa que pode levar mais facilmente a um colapso dos sistemas hospitalares.

Sua presença já foi registrada em ao menos 18 países. Na América Latina, apenas o Chile havia confirmado a presença de um caso da nova cepa em seu país.