Foto: Reprodução/Tik Tok

O médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo chegou das Bahamas, onde passava férias, durante a madrugada e se dirigiu para o Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, onde Jair Bolsonaro (PL) está internado.

Segundo informações de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, Macedo constatou que a obstrução no intestino foi desfeita e, por enquanto, descartou nova cirurgia.

Em nota, a equipe médica confirmou a informação, mas disse que ainda não há previsão de alta hospitalar. “A evolução do paciente clínica e laboratorialmente segue satisfatória e será iniciada hoje uma dieta líquida”, informou o boletim.

Macedo, que acompanha Bolsonaro desde o episódio da facada na campanha de 2018, chegou ao hospital por volta das 6h10, sem dar declarações.

Boletim médico divulgado na noite anterior afirmava que não havia avaliação definitiva sobre a necessidade de cirurgia e que Bolsonaro apresentou melhora clínica com a sonda nasogástrica, “evoluindo sem febre ou dor abdominal”.

“O paciente fez uma curta caminhada pelo corredor do hospital e permanece em tratamento clínico”, diz a nota.

possibilidade de nova cirurgião foi ventilada pelo próprio presidente em publicação nas redes sociais.

Bolsonaro publicou em suas redes sociais a já conhecida imagem na maca do hospital, com sonda nasogástrica e cara abatida. Bem distante da euforia demonstrada nas férias no litoral paulista e catarinense. Diferentemente do que publicou no Twitter, no Facebook o presidente fez questão de dizer que a internação e os sintomas são “consequência da facada (06/set/18) e 4 grandes cirurgias”.

Férias interrompidas

Bolsonaro deixou Santa Catarina, onde passava férias, na madrugada desta segunda-feira (3) e confirmou que chegou ao hospital em São Paulo por volta das 3h. “Comecei a passar mal após o almoço de domingo”, tuitou o presidente.

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com Bolsonaro pousou no início da madrugada em Congonhas. De lá, a comitiva com o presidente foi direto para o Hospital Vila Nova Star.

Em entrevista ao portal Uol, o médico Antônio Luiz Macedo confirmou que há suspeita de nova obstrução intestinal – tecnicamente chamada de “suboclusão intestinal”.

“Ele fará tomografia e mais exames para sabermos o que há no abdômen. Ainda não sabemos, mas pode ser causado, por exemplo, por um alimento mal mastigado, entre outros fatores”, disse Macedo ao Uol.

Volta do cirurgião

Desde as primeiras horas da manhã foi informado que o médico que o operou à época da facada recebida durante a campanha de 2018, Antônio Luiz Macedo, estava a par da situação de saúde do presidente.

O próprio Bolsonaro anunciou nas redes que Macedo estaria voltando imediatamente ao Brasil, mesmo não existindo voos regulares e diretos entre os dois países.

A partir daí, veículos de imprensa passaram a divulgar duas versões para o retirada do médico do país paradisíaco até a chegada dele a São Paulo: o uso de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), segundo informou o site O Antagonista, e uso de um jato privado, de acordo com a Folha de S.Paulo, que diz ainda que o custo seria bancado integralmente pelo hospital de ponta da capital paulista.