Foto: Arquivo/Agência Brasil

A pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), da IHS Markit (provedor de informações e análises para empresas e mercados financeiros), aponta que a indústria brasileira registrou contração em dezembro.

Além disso, os volumes de vendas e produção foram menores, terminando 2021 em “condição delicada”.

O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (3) e indicou que o índice repetiu em dezembro a taxa de 49,8 de novembro, com o PMI fechando os últimos três meses de 2021 com a pior performance trimestral, desde o segundo trimestre de 2020. Taxas menores do que 50 caracterizam contração da atividade.

“Apesar de começar 2021 com uma base sólida, o setor industrial encerrou o ano em contração. As empresas reduziram a produção e, em geral, interromperam os esforços de reabastecimento, já que a recuperação da demanda antecipada não se concretizou. Com os clientes tendo produtos suficientes em seus depósitos, os novos pedidos diminuíram em dezembro”, relatou Pollyanna De Lima, diretora associada de Economia da IHS Markit, em entrevista a Camila Moreira, na Reuters.

Segundo a IHS Markit, a queda nas vendas foi provocada pela fraqueza da demanda doméstica por produtos, além de amplos estoques entre clientes e problemas no setor automotivo.

Redução na inflação é determinante para recuperação em 2022

“Se o Banco Central (BC) for bem-sucedido em reduzir a inflação no próximo ano, após sucessivos períodos de aumento agressivo das taxas de juros, uma melhora nos salários reais das famílias pode levar a uma recuperação do consumo”, acrescentou Pollyanna.

Os custos dos insumos continuaram subindo em dezembro, com as empresas registrando preços mais altos de energia, matéria-prima e transporte.